Os portuenses elegeram Rui Moreira para voltar a liderar a Câmara Municipal do Porto, naquele que é o seu terceiro e último mandato enquanto presidente. O autarca triunfou com 40,72% dos votos.
A vitória do movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto! fez-se também na Assembleia Municipal (34,51%) e em cinco das sete freguesias do concelho, nomeadamente Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (36,92%), Bonfim (24,66%), Cedofeita, Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (26,55%), Lordelo do Ouro e Massarelos (32,18%) e Ramalde (31,43%).
No final da noite de domingo, Rui Moreira dirigiu-se aos munícipes assegurando que “o partido que, mais uma vez, ganhou foi o Porto”. “Foi o Porto porque o Porto é e continuará a ser forte, independente e com carácter granítico, que nunca esquece o papel determinante que sempre escolheu na história de Portugal”, destacou.
O autarca assegurou que continuará a trabalhar “no reforço da qualidade dos que vivem no Porto, trabalham estudam ou visitam a cidade”, acrescentando que, embora o “projeto de cidade” da sua equipa tenha sido ratificado “nunca esquecerão os compromissos”.
Recorde-se que, em 2013, ano em que foi, pela primeira vez, eleito presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira conquistou 39,25% dos votos e nas autárquicas de 2017 foi reeleito para o cargo, com maioria absoluta, tendo conquistado 44,46%.