PUB
Recheio 2024 Institucional

Rui Moreira quer reduzir rendas de imóveis municipais ligados ao turismo

Rui Moreira quer reduzir rendas de imóveis municipais ligados ao turismo

Para atenuar os prejuízos causados pela pandemia, a Câmara do Porto pretende reduzir em 50% o valor das rendas dos estabelecimentos comerciais instalados em imóveis municipais, ligados diretamente ou indiretamente ao turismo.

A proposta, apresentada pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, salienta que a pandemia está a provocar avultados prejuízos nos estabelecimentos ligados ao setor do turismo, tendo levado já ao encerramento de algumas unidades de pequeno comércio, restaurantes, cafés, quiosques e outros estabelecimentos.

Segundo avança a autarquia, só no primeiro semestre de 2020, o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na cidade diminuiu 66%, relativamente ao período homólogo de 2019.

Assim, para Rui Moreira, “afigura-se benéfica para a futura continuidade dos respetivos negócios” conceder um apoio através da redução em 50% do valor das rendas aos comerciantes que celebraram com o Município do Porto contratos de arrendamento para fins não habitacionais, “cuja atividade económica esteja direta ou indiretamente relacionada com o setor do turismo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A redução do valor da renda, refere o documento, segundo o portal de notícias da autarquia, “vigorará entre 1 de outubro de 2020 e 31 de março de 2021”, irá abranger “mais de uma centena de estabelecimentos”, e terá um impacto de aproximadamente 280 mil euros, para este período, “receita com a qual, evidentemente, a Câmara do Porto deixará de contar”.

Rui Moreira espera que a medida “sirva de alavanca para os agentes económicos do setor do turismo prosseguirem as suas atividades”, vendo “atenuados os prejuízos e assim retomar com melhores condições a atividade económica no 2.º trimestre de 2021”.

A proposta, que será analisada pelo executivo municipal na próxima segunda-feira, sugere ainda “determinar como orientação estratégica à empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto a adoção de medidas similares, relativas ao património imobiliário sob a sua gestão”, avança o Porto..

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem