PUB
Recheio 2024 Institucional

Rui Moreira diz que Governo quer “exterminar” Alojamento Local

Rui Moreira diz que Governo quer

No dia em que o Conselho de Ministros fecha e apresenta o pacote de medidas Mais Habitação, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e o vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, receberam empresários do Alojamento Local.

Em declarações à comunicação social no final da reunião, o presidente da autarquia acusava o Governo de “confiscar uma política que tinha passado para os municípios” e mostrou-se preocupado com o facto de as medidas poderem “criar um conjunto de falências, não tanto no setor, mas nos setores que dele dependem”.

Rui Moreira salientou também o “enorme impacto” do Alojamento Local “na cidade do Porto em temos da sua reabilitação”. A que acresce o papel na vitalidade do turismo, onde representa “uma fatia considerável da oferta”.

Afirmando que o Alojamento Local representa “apenas 2% da habitação” em Portugal, o presidente da Câmara do Porto acusa ainda o Governo de querer “exterminar a atividade” com um pacote que considera “um desastre”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nos Paços do Concelho para “entregar o nosso manifesto contra as medidas propostas pelo Governo” e “manifestar o nosso repúdio”, David Almeida, da Alojamento Local Porto e Norte (ALPN), sublinhava que o pacote “é o aniquilar de uma atividade de uma vez por todas”.

Por outro lado, a Associação do Alojamento Local em Portugal defende a continuidade da regulação do setor pelas autarquias, um trabalho “que estava a ser feito” e a trazer benefícios porque elas “é que conhecem a realidade do seu território”.

Referir que o setor se manifesta esta quinta-feira no Porto, Lisboa e Faro contra medidas como o incentivo à mudança das casas de Alojamento Local para arrendamento, com uma isenção IRS sobre as rendas até 31 de dezembro de 2030.

Foto: Miguel Nogueira

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil