PUB
Junta da Galiza

Rui Moreira critica decisão do Governo e diz que reabilitação urbana pode ser travada

Rui Moreira critica decisão do Governo e diz que reabilitação urbana pode ser travada
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, criticou este domingo as alterações produzidas no IMI “em que os municípios a quem a receita se destina nem sequer são ouvidos” e o congelamento das rendas, considerando que está em causa o processo de reabilitação das cidades.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Num artigo no diário ‘Correio da Manhã’, o autarca disse que “com estas medidas, perdem os inquilinos, perdem os proprietários e perdem, principalmente, as nossas cidades que precisam de habitantes e de reabilitação”.
Segundo o presidente do Porto, António Costa “sempre reclamou para si o mérito por, em 2006 e enquanto ministro, ter descongelado as rendas. Em 2012” e “o governo anterior manteve o rumo. Criou um regime transitório, em vigor até 2017, que salvaguarda deficientes e maiores de 65 anos dos aumentos de renda e prevê que, findo esse período, seja o Estado a suprir a diferença através da subsidiação, assumindo como seu encargo a proteção dos inquilinos mais desprotegidos, mas respeitando os direitos dos proprietários.”.
O presidente da Câmara do Porto avisa, ainda, que “esta nova política vai arrasar o frágil mercado de arrendamento e travar a reabilitação urbana” e questiona: “Quem, no seu perfeito juízo, optará por canalizar poupanças para um negócio em que o Estado altera as regras, rompe compromissos, e despeja para o investidor as suas obrigações sociais?”, para concluir que assim, será mais difícil a quem precisa de casa, e não a pode ou quer comprar, encontrar uma para alugar; os proprietários continuarão a não ter recursos nem incentivo para reabilitar os prédios.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil