
No último domingo, dia em que se realizou, na Avenida 25 de Abril, a cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, foi agraciado com a distinção honorífica, crachá de ouro.
O distintivo foi entregue pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e pelo presidente da Liga, António Nunes, numa cerimónia onde esteve também presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
No seu discurso, o autarca portuense destacou a nobre missão de ser bombeiro, uma pessoa que “arrisca a vida todos os dias”. “Tal exige, para além de robustez física, uma grande capacidade e resistência psicológica e emocional no desempenho diário das funções que vos são atribuídas, muitas vezes com prejuízo da vida pessoal e familiar”, enalteceu.
Além disso, abordou também o papel importante destes profissionais durante o período pandémica, em que asseguraram a “emergência médica e pré-hospitalar, transporte de doentes, desinfeção de lares e unidades de saúde, ou de espaços públicos, entre muitas outras tarefas que desempenharam num período de grande incerteza e medo”.
“Com o mesmo sentido de missão e disponibilidade, de imediato se organizaram para a construção de respostas humanitárias, que emergiram por todo o país no âmbito da inesperada invasão da Ucrânia pela Rússia”, completou.
Note-se que as celebrações do Dia Internacional do Bombeiro na cidade do Porto são organizadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, em parceria com a Federação de Bombeiros do distrito do Porto e do município.
Fotografia: Diogo Batista | Porto.