PUB
Recheio 2024 Profissional

Rui Moreira condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses

Rui Moreira condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses

No último domingo, dia em que se realizou, na Avenida 25 de Abril, a cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, foi agraciado com a distinção honorífica, crachá de ouro.

O distintivo foi entregue pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e pelo presidente da Liga, António Nunes, numa cerimónia onde esteve também presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No seu discurso, o autarca portuense destacou a nobre missão de ser bombeiro, uma pessoa que “arrisca a vida todos os dias”. “Tal exige, para além de robustez física, uma grande capacidade e resistência psicológica e emocional no desempenho diário das funções que vos são atribuídas, muitas vezes com prejuízo da vida pessoal e familiar”, enalteceu.

Além disso, abordou também o papel importante destes profissionais durante o período pandémica, em que asseguraram a “emergência médica e pré-hospitalar, transporte de doentes, desinfeção de lares e unidades de saúde, ou de espaços públicos, entre muitas outras tarefas que desempenharam num período de grande incerteza e medo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Com o mesmo sentido de missão e disponibilidade, de imediato se organizaram para a construção de respostas humanitárias, que emergiram por todo o país no âmbito da inesperada invasão da Ucrânia pela Rússia”, completou.

Note-se que as celebrações do Dia Internacional do Bombeiro na cidade do Porto são organizadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, em parceria com a Federação de Bombeiros do distrito do Porto e do município.

Fotografia: Diogo Batista | Porto.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem