PUB
Recheio 2024 Institucional

Rui Moreira com receio da estratégia da TAP para o Porto

Rui Moreira com receio da estratégia da TAP para o Porto
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou esta terça-feira “temer o pior” sobre a estratégia da companhia aérea TAP para a cidade, dizendo-se “preocupado” com a ligação Vigo-Lisboa, que vai “drenar o tráfego da Galiza e retirar passageiros” ao aeroporto Sá Carneiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Preocupa aquilo que foi o segredo mais bem guardado de todos, que é a ligação Vigo-Lisboa”, declarou em reunião pública da Câmara. O autarca afirmou ainda que, “a prazo”, este voo “vai fazer com que a TAP diga que vai parar os voos intercontinentais” de e para o Porto.
O presidente lembrou que, aquando da escolha do consórcio Gateway como vencedor do processo de privatização da TAP, o anterior secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse estar garantida a manutenção do ‘hub’ de Lisboa. Desta forma, Rui Moreira afirmou que “esta privatização teve como única preocupação garantir Lisboa”.
“Esta estratégia da TAP é uma estratégia que destrói, não temos grande solução a não ser falar com outros operadores (privados)”, disse o autarca, para quem “o que está em jogo é o futuro do aeroporto Sá Carneiro e o ‘hub’ dos negócios” de empresas do Norte.
Suspeitando que “o Estado fica com a TAP para continuar a pagar prejuízos”, Rui Moreira voltou a sublinhar que uma TAP pública terá que prestar serviço público em Portugal, e não apenas em Lisboa. “Para o Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada o interessa da TAP é zero”, disse, “e pagar isso com os meus impostos custa-me imenso”, realçou o presidente.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz