PUB
PD- Revista Sabe bem

Rua de Santa Catarina e Barcos Rabelos: onde a arte não é só “fachada”

Rua de Santa Catarina e Barcos Rabelos: onde a arte não é só

A Rua de Santa Catarina está ainda mais bonita. Até ao final do mês de outubro, poderá ver no célebre centro comercial Via Catarina uma decoração bem diferente do habitual.

Posto isto, impera a questão: o que mudou assim tanto já fachada do edifício? Neste momento, poderá ver barcos rabelos, uma grande referência à cultura da cidade, da autoria do grupo artístico EX FIGURA.

O mais curioso acerca do projeto é que se tratou de um concurso. Este conceito inovador de decorar o Via Catarina chama-se “Velas” e foi promovido pelo shopping, de forma a fomentar a arte e a sua importância.

De acordo com o município, os vencedores do concurso receberam um prémio monetário na ordem dos 25 mil euros. Importa salientar que foram várias as candidaturas, tanto portuguesas como estrangeiras.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O objetivo era muito simples: relacionar o shopping com a cidade do Porto. Ao que tudo indica, essa mesma intenção foi conseguida, já que a obra tem em si um pedaço de história da Invicta.

Sobre a arte, há sempre quem goste e quem não goste, mas uma coisa é indiscutível: está é profundamente subjetiva. Isto porque até os pontos de vista podem ser, literalmente, diferentes.

No entender do grupo EX FIGURA, “este carácter de movimento transmitido pela obra inspira cada pessoa a vê-lo sempre de uma perspetiva singular” – referem, a propósito do resultado da obra ser diferente de dia e à noite.

Até ao fim do mês de outubro, a obra em questão vai estar presente no Via Catarina Shopping.

Fotografia: DR Porto Ponto
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz