CM Matosinhos

Rua das Flores celebra 500 anos com exposição

Rua das Flores celebra 500 anos com exposição

Rasgada em 1521, a emblemática Rua das Flores, no Porto, assinala, este ano, 500 anos de existência. Uma data especial que vai ser celebrada com a exposição “Rua das Flores – Passagem e Permanência”, que pode ser visitada no Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO) até ao dia 28 de fevereiro de 2022.

A artéria, inicialmente designada por “Rua de Santa Catarina das Flores”, “constituiu-se como o eixo mais importante da urbe”. “A sua abertura, em terrenos pertencentes à Mitra e ao Cabido, permitiu articular o Largo de São Domingos, importante centro cívico e comercial, com uma das saídas da cidade – a Porta de Carros, rasgada na Muralha Fernandina, diante da Igreja de Santo António dos Congregados e enquadrada entre duas casas conventuais: o Convento dos Lóios (Palácio das Cardosas); e o Mosteiro de São Bento de Ave Maria”, lê-se na nota de apresentação da exposição.

fib_rua_das_flores.JPG
Fotografia: Filipa Brito

Ao longo destes 500 anos já habitaram na Rua das Flores “importantes famílias nobres e burguesas da cidade do Porto”, como os Cunhas Pimentéis, os Ferrazes Bravo ou os Sousa e Silva, recorda ainda, que construíram residências que se “demarcavam das restantes casas de habitação pelo plano da sua fachada e pela pedra de armas, evidenciando o estatuto socioeconómico dos seus proprietários”.

Por sua vez, nos séculos XVIII e XIX instalaram-se nesta artéria, uma das mais movimentadas do país, as principais ourivesarias da cidade, que tornaram este eixo urbano na “Rua do Ouro” portuense.

O objetivo da “Rua das Flores – Passagem e Permanência” é, assim, “mostrar a imagem desta artéria com 500 anos, enquanto lugar de criação, destruição, recriação, passagem e permanência”. A exposição divide-se em três partes – “A Rua Como Forma”, “A corrente do povo aos seus negócios” e “A Rua Líquida” – e é composta, entre outros objetos, por fotografias e documentos.

https://www.mmipo.pt/assets/misc/atividades/500%20ANOS%20RUA%20FLORES/Cartaz%20500%20anos%20NOVO.jpg

PUB
track.adform.net/C/?bn=51188139

Viva! no Instagram. Siga-nos.