PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Rota do Românico lançou campanha de promoção internacional

Rota do Românico lançou campanha de promoção internacional

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Rota do Românico, projeto que reúne 58 monumentos espalhados por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, lançaram, na segunda-feira, uma campanha de promoção internacional.

O arranque da campanha foi assinalado com a inauguração de uma tela gigante na Gare do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e com a estreia do primeiro de 14 vídeos promocionais que vão ser lançados durante este ano.

Citado em comunicado, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, afirmou que “a Rota do Românico é um dos projetos mais interessantes e mais ricos da região, e assume-se já como um produto turístico atrativo para os mercados internacionais”.

“A utilização desta tela gigante permite apoiar os territórios na sua estratégia de internacionalização, principalmente os que se encontram mais afastados desta importante porta de entrada na região”, acrescentou.

Segundo o responsável, têm sido “excelentes” os resultados que têm obtido nas campanhas levadas a cabo no aeroporto. Exemplo disso, realça, são os casos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, da Liga das Nações e da exposição de Eduardo Souto Moura na Casa da Arquitetura (Matosinhos).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O produto em causa possui um sistema de informação em quatro línguas, que passa, entre outros, por um guia, mapa e aplicação móvel. “Estes materiais reúnem informação sobre os elementos patrimoniais, mas também, por exemplo, acerca da restauração e do alojamento, para auxiliar o visitante a fazer as suas escolhas”, salientou Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico.

“A mais-valia da Rota do Românico para o turista é estar estruturada e revelar-se como uma espécie de caixa de Pandora, onde funciona muito bem o efeito surpresa e a descoberta de uma história fantástica associada à fundação do país, aliada à particularidade estética da escultura do românico e ao sabor maravilhoso da nossa gastronomia e vinhos”, destacou.

Rosário Correia Machado realçou ainda que o objetivo da promoção é “consolidar este projeto turístico-cultural, que nos últimos anos tem vindo a crescer em termos de procura”, tendo batido, em 2019, o recorde com mais de 15 mil visitantes registados, entre mais de 20 nacionalidades. Um número que, segundo adianta a nota enviada à VIVA!, não inclui, porém, todos aqueles que, de forma autónoma, percorreram os 58 monumentos deste itinerário.

De referir que a Rota do Românico integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção deste projeto abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação ambiental e a promoção turística.

YouTube player
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem