
“110 retratos de uma Luta” é a exposição fotográfica de Marcus Garcia que, a partir desta sexta-feira, 9 de abril, vai estar patente em cinco estações do Metro do Porto – Bolhão, Faria Guimarães, Aliados, Marquês e Combatentes.
A exposição mostra os rostos dos profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), numa homenagem a quem, há mais de um ano, luta incessantemente contra a pandemia de covid-19, e vai estar disponível até ao final do mês de maio.
“Este projeto surgiu da vontade de consciencializar a população para o esforço realizado pelos colaboradores do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e de todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na luta contra a pandemia, através do ato de retratar e mostrar à comunidade a intensidade do olhar e dos rostos daqueles que, corajosamente, estiveram na linha da frente de combate à Covid-19”, afirmou Marcus Garcia, autor dos retratos.
A ideia partiu da criação de um registo fotográfico dos rostos e breves testemunhos de 110 colaboradores, que representam a luta dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na defesa da sustentabilidade do sistema de saúde e da segurança das populações.
Através da organização de uma exposição itinerante e da edição de um livro, o fotógrafo pretende perpetuar este feito, “fazendo-o perdurar na memória dos portugueses”.
De acordo com Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do São João, o hospital aceitou o desafio “em homenagem ao esforço e à dedicação dos profissionais de saúde”.