Santander Escolhas 2

Romaria dos Santos de Cerdal regressa a Valença

Romaria dos Santos de Cerdal regressa a Valença

É considerada uma das feiras mais emblemáticas do Norte de Portugal e da Galiza e chega a Valença já na próxima semana. A Feira Romaria dos Santos de Cerdal regressa nos dias 1 e 2 de novembro, respetivamente, terça e quarta-feira, e vai contar com mais de 400 tendas.

Os famosos “Perícos dos Santos”, uma “pequena pêra” típica do conelho, as castanhas, as nozes, as maçãs e os dióspiros serão alguns dos produtos em destaque no certame, que, a 1 de novembro, contará também com a “Corrida de Garranos”.

Com início marcado para as 14h30, a corrida vai “mostrar a beleza do cavalo Garrano”.

“Esta é uma feira com personalidade própria, que carrega séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais, organizados ao longo do ano e que teimam em não se perder”, recordam os promotores, indicando que o vestuário, as louças, o calçado, os animais, as tasquinhas e os parques de diversões, entre outros atrativos, prometem fazer as delícias dos visitantes.

De acordo com a tradição, na noite de 31 de outubro para 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para “provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias”. Por sua vez, as tasquinhas serão animadas ao “som das concertinas e cantigas de desgarrada”.

O segundo dia da feira, 2 de novembro, é destinado à “Feira das Trocas”, com os visitantes a trocarem os produtos adquiridos na véspera que, por alguma razão, não serviram.

Note-se que este é um dos principais eventos de outono da região Galiza-Norte de Portugal, recebendo milhares de portugueses e espanhóis, numa tradição secular.

Foto: CM Valença

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal