Em mais uma demonstração de sucesso do projeto ambiental “Rolha a Rolha, Semeia a Recolha”, o Aeródromo de Vilar de Luz, na Maia, vai receber centenas de novas plantações. O evento está marcado para sexta-feira, 19 de abril, entre as 10h e as 12h.
O projeto em questão tem vindo a acontecer, não só na Maia, como em outros municípios vizinhos: são exemplos Porto e Matosinhos. Esta iniciativa fica a encargo da Quercus, que se associa a diversas entidades como a Lipor e a Câmara da Maia.
Em termos práticos, os números indicam que, em 2023, se recolheram 48.000 rolhas de cortiça por todo o concelho. Posto isto, o processo é simples, por cada 50 rolhas, planta-se uma árvore. Feitas as contas, isso dá cerca de 960 árvores a serem plantadas na Maia.
Cada vez mais, o ambiente é uma das questões chave da sociedade dos tempos modernos. Por isso mesmo, é de pequenino que se aprende a respeitar e a preservar o meio ambiente. Tendo isso em conta, foram convidadas duas turmas do 4º ano do Centro Escolar de Folgosa e da EB1 de Santa Cristina, num total de aproximadamente 60 participantes.
Recorde-se que esta ação já despoletou a criação de várias centenas de árvores no concelho do Porto. Tal como a VIVA chegou a noticiar, até ao mês de maio, a Invicta irá receber cerca de 2550 unidades. As plantações começaram no dia 6 de março.
A participação da comunidade é gratuita, mas condicionada a inscrição obrigatória através de formulário.
Nesta ação que visa ser amiga do ambiente, todos podem participar. Para conheceres os sítios onde tens a possibilidade de entregar as tuas rolhas, podes clicar aqui.