CMPorto

Rivoli celebra 91 anos com música e espetáculos gratuitos

Rivoli celebra 91 anos com música e espetáculos gratuitos

O Rivoli faz 91 anos no dia 20 de janeiro e para assinalar a “longa vida do teatro da cidade” prepararam um programa especial, com entrada gratuita. Assim, entre 18 e 22 janeiro, são esperados vários espetáculos de música, performances e marionetas.

O primeiro evento a iniciar as festividades é proporcionado pelo Teatro de Marionetas no Porto, no dia 18, com a apresentação de «Como um Carrossel». No espetáculo é contada “a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem ao longo da qual muitas perguntas são lançadas e estimulam a sua relação com o mundo”.

Nos dias 20 e 21 o Grande Auditório será de «Mystery Sonatas/ for Rosa», Anne Teresa de Keersmaeker (coreógrafa) & Amandine Beyer (direcção artística). As duas dedicam-se às Sonatas dos Mistérios, escritas por volta de 1676, tratando-se de “uma tradução musical dos quinze mistérios sagrados da vida da Virgem Maria. Nesta coreografia, as rosas são invocadas não apenas pela sua beleza, mas por causa da sua resistência”, aponta a organização.

No Café Rivoli, dia 21, será lançado o 10.º volume dos Cadernos do Rivoli, dedicado à dança, e a dupla brasileira composta por Tita Maravilha e Cigarra também irão atuar. Este é “um projeto estético e político de criação híbrida entre música eletrónica e performance. Uma proposta híbrida e sensual com músicas do Brasil e do mundo, do funk ao jungle”.

Sonoscopia/Máquina Magnética encerram o programa de aniversário no domingo, dia 22. O projeto “propõe um quarteto em que a eletrónica digital do duo de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela (também conhecido por @c) encontra os instrumentos percussivos customizados de Gustavo Costa e a luz e vídeo em tempo real de Rodrigo Carvalho”. Em palco, cruzam-se perspetivas musicais dando origem a um espaço luminoso, intenso, e invisivelmente expressivo.

A entrada nos espetáculos é gratuita, mas os bilhetes devem ser levantados no próprio dia, a partir das 10h, na bilheteira do Rivoli ou online (máximo de dois por pessoa).

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem