PUB
CIN - Branco Perfeito

Rivoli apresenta “Solos Icónicos” de quatro coreógrafos nacionais

Rivoli apresenta “Solos Icónicos” de quatro coreógrafos nacionais

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A iniciativa percorrerá “solos intemporais de quatro dos maiores coreógrafos nacionais: Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Vera Mantero e Francisco Camacho”.

De 3 a 7 deste mês, o programa “O Rivoli Já Dança!” apresentará o ciclo “Solos Icónicos”, iniciativa que percorrerá “solos intemporais de quatro dos maiores coreógrafos nacionais: Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Vera Mantero e Francisco Camacho”. Em comunicado enviado às redações, a autarquia portuense explicou que o projeto, assinado pela Companhia Instável, destina-se a revisitar algumas das performances “que foram essenciais para a afirmação e expansão da dança portuguesa a nível nacional e internacional”. Haverá também uma conversa com os artistas e o público, orientada por Cláudia Galhós, jornalista e especialista em artes performativas.
Amanhã, Olga Roriz apresentará “Os Olhos de Gulay Cabbar”, coreografia “particularmente tocante e intimista” que dançou pela primeira vez em 2000, no Festival Citemor, e à qual tem regressado nos últimos anos. No Teatro Municipal, Marta Lobato Faria é a intérprete escolhida para dançar este solo. Dois dias depois, a 5 de dezembro, Paulo Ribeiro retomará “Modo de Utilização”, segundo solo da sua carreira, que interpretou aos 25 anos, na Bienal Universitária de Coimbra. Para esta nova apresentação, o coreógrafo escolheu o bailarino Marco da Silva Ferreira. “No mesmo espetáculo será também dançada a peça ‘uma coisa misteriosa, disse o e.e. cummings’, solo marcante de Vera Mantero, criado em 1996 para ‘Homenagem a Josephine Baker’, um programa da Culturgest dedicado à cantora e atriz afro-americana da primeira metade do século XX”, avança a mesma nota de imprensa. Por fim, a 7 de dezembro, Francisco Camacho apresentará “O Rei No Exílio – Remake”, recriação feita em 2013 de “O Rei no Exílio” (1991), trabalho que lançou a sua carreira coreográfica na Europa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem