PUB
Recheio 2024 Institucional

Rio defende que decisão do TC cria “situação de faz de conta”

Rio defende que decisão do TC cria “situação de faz de conta”
“Ou há limitação ou não há. Uma situação em que faz de conta, em que no fundo não há limitação, porque quem quiser pode passear pelo país candidatando-se aqui e acolá, é uma situação que não me agrada”, reconheceu o presidente da Câmara do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O social-democrata Rui Rio discorda da decisão do Tribunal Constitucional (TC) de permitir a candidatura de autarcas já com três mandatos cumpridos noutros municípios, considerando que a mesma cria “uma situação de faz de conta”. Luís Filipe Menezes era um dos que estava em dúvida, podendo, agora, avançar na corrida ao Porto.
“Ou há limitação ou não há. Uma situação em que faz de conta, em que no fundo não há limitação, porque quem quiser pode passear pelo país candidatando-se aqui e acolá, é uma situação que não me agrada. Mas, enfim, é o que é, temos tanta coisa no país que não me agrada. É mais uma”, referiu o presidente da autarquia portuense. “Naturalmente discordo desta situação e acho que a maior parte dos portugueses discordará”, sustentou.
De recordar que, na passada quinta-feira, o TC decidiu que os presidentes de câmara ou juntas que já tenham exercido três mandatos consecutivos podem ser candidatos a essas funções noutro município nas eleições autárquicas de 29 de setembro.
A propósito do mesmo tema, o candidato independente Rui Moreira apelidou de “intolerável” a decisão avançada pelo Constitucional. “Estou a falar especificamente da candidatura de Menezes que, três dias antes, pelo menos, não só já sabia o sentido da decisão como, mais do que isso, sabia que a votação havia de ser por 6 a 1, como foi”, salientou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem