A faltar mais de uma semana para a Passagem de Ano, os hotéis do Porto já registam uma ocupação de 75% a 90%. Para o Natal, as taxas variam entre os 30% e 80%.
De acordo com os dados anunciados pelas unidades hoteleiras, citadas pelo Porto Canal, a procura da cidade Invicta para as festividades continua a aumentar.
O Porto Royal Bridges Hotel, junto à Estação de São Bento, regista uma ocupação de cerca de 80%, tanto para o Natal como para a Passagem de Ano. A maioria dos hóspedes são estrangeiros, maioritariamente da Europa.
Relativamente ao Bessa Hotel Baixa e ao Bessa Hotel Boavista, estes têm uma ocupação de 75%, prevendo-se lotação esgotada para a noite mais longa do ano, uma vez que habitualmente as reservas são “efetivadas no pós Natal”, segundo Renato Correia, diretor geral do grupo.
A previsão do Sheraton do Porto, na zona da Boavista, é de 90% para o “réveillon”, sendo que o jantar do dia 31 de dezembro e o almoço do dia 1 de janeiro encontram-se esgotados.
Já o Hotel Dom Henrique, sito na Baixa, revela uma ocupação de 94%.
Em suma, as expectativas turísticas para a região são positivas, com a previsão de uma operação turística “excelente” para a quadra festiva, impulsionada pelo mercado nacional, espanhol, francês e britânico, conforme afirmou à Lusa o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
Para 2024, o otimismo mantém-se com as boas expectativas turísticas devido ao aumento da conectividade aérea no Porto, com as companhias Azul, Emirates e SATA.