CIN

Requalificação da Feira dos Carvalhos já está em curso

Requalificação da Feira dos Carvalhos já está em curso

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou o arranque da obra de requalificação da Feira dos Carvalhos, naquela que é um projeto inovador, que pretende utilizar o espaço como feira e incluir a construção de um anfiteatro natural para a realização de espetáculos culturais e atividades desportivos. 

O objetivo da requalificação, que ronda um investimento municipal de dois milhões de euros, é “tornar a Feira dos Carvalhos uma referência nacional”. “Incrementar o volume de negócios, modernizar as infraestruturas e melhorar a estética e funcionalidade do espaço, tornando-o mais dinâmico e apto para outras atividades culturais e económicas”, assinalou a autarquia, em comunicado. 

As obras deverão estar concluídas em setembro.  

Durante este processo, a Feira dos Carvalhos está a decorrer na alameda da Senhora da Saúde e nos espaços adjacentes, onde foram “criadas condições para o acolhimento dos feirantes e do público”. 

A feira, em Pedroso, iniciou a sua atividade em 1758, no Largo do Moeiro. Com o acentuado aumento de vendedores, o espaço foi ficando pequeno, havendo a necessidade de transferir a feira, em 1850, para o atual Largo França Borges. 

Posteriormente, em 1971, embora as obras ainda não estivessem concluídas, foi inaugurado o espaço atual, localizado no Largo da Feira Nova. Contudo, ao longo da última década, as “instalações tornaram-se obsoletas”.  

Com esta requalificação, a autarquia pretende que o local desta feira “seja não só um espaço para uma única atividade, mas também que disponibilize outras experiências culturais e económicas”. 

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.