PUB
Junta da Galiza

Requalificação da Biblioteca Municipal de Gaia vai avançar

Requalificação da Biblioteca Municipal de Gaia vai avançar

A adjudicação da empreitada de requalificação da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia vai a votos na reunião de câmara, agendada para esta segunda-feira, dia 26 de agosto. O projeto implica um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros e a autarquia espera que a intervenção esteja concluída no final do ano de 2020.

Além dos arranjos interiores e exteriores do edifício da Biblioteca Municipal, esta intervenção, que terá comparticipação financeira no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), irá incidir na troca de caixilharia, arranjo do telhado e atualização do espólio, com a criação de um núcleo monográfico ligado à literatura local e regional, indica a autarquia, em comunicado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na nota enviada à VIVA!, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou as intervenções no arquivo e na zona dedicada ao Serviço de Leitura Especial, um núcleo dedicado a leitores invisuais. “Neste momento, está num local que não se coaduna com a importância do trabalho que faz. É o melhor núcleo deste género em bibliotecas públicas. Vamos relocalizá-lo”, adiantou.

Recorde-se que este serviço, que abriu em 1998, tem cerca de 950 utilizadores, recebendo, frequentemente, solicitações de escolas que procuram obras do Plano Nacional de Leitura e de instituições como delegações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Acapo). Além disso, o espaço tem cerca de 1400 obras em braille e mais de 3 mil em suporte áudio, que podem ser requisitadas de forma gratuita durante 30 dias.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile