O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar recebeu uma réplica do Santuário de Fátima, adquirida recentemente pelo município. Segundo a autarquia, esta peça “foi construída na década de 70 na oficina J. Monteiro de Sousa & Filhos, Lda. e produzida à base de prata dourada 925”.
A receção da nova peça, que pesa cerca de 2,5 kg, “foi acompanhada por uma visita de um grupo de dez peregrinos brasileiros que regressava de Fátima”.
“Desde a inauguração do Museu, a exposição tem sido valorizada e enriquecida com novos elementos, contando com cerca de 60 peças”, refere a Câmara Municipal. A autarquia de Gondomar “restaurou e inventariou todos os materiais cedidos, a que se juntam outras peças entretanto adquiridas, constituindo hoje o espólio municipal patente ao público”.
No Museu Municipal é possível ver também “uma réplica da Torre de Belém, o Vestido em Filigrana assinado por Micaela Oliveira em colaboração com o jovem ourives Arlindo Moura, e o Coração Colaborativo, mais conhecido como o maior coração de Filigrana do mundo”.
Foto: CM Gondomar