Santander Escolhas 1

Réplica da placa evocativa de António Nobre já está na Capela de Nossa Senhora da Boa Nova

Réplica da placa evocativa de António Nobre já está na Capela de Nossa Senhora da Boa Nova

A Capela de Nossa Senhora da Boa Nova, em Leça da Palmeira, é morada da réplica da placa de mármore evocativa de António Nobre.

A placa original contém os primeiros quatro versos do soneto “Lá na Praia da Boa Nova”, que António Nobre escreveu em 1887, referindo-se à sua infância em Leça da Palmeira, onde a sua família costumava passar o verão.

Devido à oxidação da base, a pedra que sustenta a placa começou a apresentar fraturas, pondo em risco a estabilidade. São danos e os efeitos de décadas de exposição à ação erosiva da orla marítima. Deste modo, a Câmara de Matosinhos decidiu retirar a placa para ser alvo de uma operação de restauro e limpeza dos sais e outros elementos microbiológicos que se formaram na superfície.

Após o restauro, a peça original será guardada na reserva de obras de arte do município para que possa ser preservada, dado que a autarquia tem em curso um projeto de restauro e conservação de obras de arte pública.

A escultura “António Nobre e as Musas” de Salvador Barata Feyo, situado junto ao Farol da Boa Nova, também será alvo de restauro, tratamento de limpeza e conservação das superfícies de bronze.

Também a escultura “Homem do Mar”, erguida na década de 60 do século passado, na entrada do Bairro dos Pescadores, está na agenda para o restauro.

Fotografia: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal