A Capela de Nossa Senhora da Boa Nova, em Leça da Palmeira, é morada da réplica da placa de mármore evocativa de António Nobre.
A placa original contém os primeiros quatro versos do soneto “Lá na Praia da Boa Nova”, que António Nobre escreveu em 1887, referindo-se à sua infância em Leça da Palmeira, onde a sua família costumava passar o verão.
Devido à oxidação da base, a pedra que sustenta a placa começou a apresentar fraturas, pondo em risco a estabilidade. São danos e os efeitos de décadas de exposição à ação erosiva da orla marítima. Deste modo, a Câmara de Matosinhos decidiu retirar a placa para ser alvo de uma operação de restauro e limpeza dos sais e outros elementos microbiológicos que se formaram na superfície.
Após o restauro, a peça original será guardada na reserva de obras de arte do município para que possa ser preservada, dado que a autarquia tem em curso um projeto de restauro e conservação de obras de arte pública.
A escultura “António Nobre e as Musas” de Salvador Barata Feyo, situado junto ao Farol da Boa Nova, também será alvo de restauro, tratamento de limpeza e conservação das superfícies de bronze.
Também a escultura “Homem do Mar”, erguida na década de 60 do século passado, na entrada do Bairro dos Pescadores, está na agenda para o restauro.
Fotografia: CM Matosinhos