PUB
Recheio 2024 Institucional

Rendilheiras de Vila do Conde vão ser distinguidas com Medalha de Mérito Municipal

Rendilheiras de Vila do Conde vão ser distinguidas com Medalha de Mérito Municipal

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A homenagem da autarquia visa salientar o trabalho feito pelas duas centenas de mulheres na maior Renda de Bilros do mundo, exposta num museu de Vila do Conde.    

As 200 rendilheiras responsáveis pela maior Renda de Bilros do mundo – que entrou, em agosto, para o livro de recordes do Guinness – vão ser homenageadas pela autarquia de Vila do Conde com a medalha de mérito municipal. A notícia foi avançada pela presidente da câmara, Elisa Ferraz, na cerimónia de apresentação da instalação permanente da referida peça, que passa agora a estar no Museu das Rendas de Bilros, na cidade, num túnel com três toneladas de acrílico.
Segundo realçou a autarca, “quando foi lançado o desafio, numa conversa informal, ninguém imaginava a história que esta renda teria no nosso concelho”. “É um elemento do nosso património e vai perpetuar o vosso trabalho”, afirmou, dirigindo-se às rendilheiras, acrescentando que, ao lado da peça, ficará a imagem de todas as mulheres que alinharam no projeto. A Medalha de Mérito Municipal ser-lhes-á atribuída no Dia da Cidade, a 24 de junho de 2016. “A medalha será simbolicamente entregue à Maria da Guia, coordenadora do projeto, mas virá depois para este espaço”, frisou Elisa Ferraz, sublinhando tratar-se de uma homenagem “a todas estas mulheres que há tantos anos dedilhavam os seus bilros à porta de casa, fazendo da renda um modo de subsistência na sua economia familiar”.
A peça, que entrou para o Guinness, mede 53 metros quadrados e foi feita com oito quilos de linha, exibindo um total de 437 quadrados de 30×30 centímetros, todos com cores e formas diferentes.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem