PUB
Recheio 2024 Institucional

Região Norte e Galiza divulgam cooperação para 2014/2020

Região Norte e Galiza divulgam cooperação para 2014/2020
Os presidentes da CCDR-N e da Xunta de Galicia, Emídio Gomes e Alberto Nuñéz Feijóo, acordaram desenvolver um novo plano estratégico de investimentos para a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, para aplicar entre 2014 e 2020, na sequência do encontro realizado terça-feira, em Bruxelas, à margem da “Semana Europeia das Cidades e Regiões – Open Days”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Estão relançadas e normalizadas as relações de cooperação na Euro-Região”, afirmou Emídio Gomes, na sequência do encontro. “O Norte e a Galiza estiveram sempre na vanguarda da cooperação europeia e devem assumir a sua função de motor da cooperação entre Portugal e Espanha”, declarou. O presidente da CCDR-N assumiu, neste contexto, o objetivo de que a Região Norte beneficie de metade do pacote financeiro destinado à cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha. Na agenda do encontro, estiveram projetos de interesse comum como a conetividade e a articulação logística das duas regiões. “O Norte e a Galiza são duas economias integradas e com enorme vocação exportadora. Não é por acaso que são economias com superavits comerciais. O que as duas regiões esperam é, entre outros aspetos, uma ligação em ferrovia competitiva, para passageiros e mercadorias, entre Vigo, Porto e Lisboa, concretizável no próximo quadro comunitário de apoio”, afirmou Emídio Gomes. Em novembro, os dois presidentes realizam o primeiro encontro formal em Santiago de Compostela. A presidência da Euro-Região e o plano de cooperação e investimentos comuns para 2014/2020 estarão, novamente, na agenda de trabalhos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile