A Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão a proceder à desinfeção diária das suas viaturas.
Devido ao surto de covid-19, a STCP adotou ainda “cuidados especiais” com os motoristas, tentando reduzir “ao mínimo” o contacto com os passageiros. Assim, a empresa recomenda evitar as compras do bilhete a bordo e assinalou, no pavimento dos autocarros, a distância que os utentes devem manter em relação ao condutor.
Já a Metro do Porto referiu à agência Lusa a “desinfeção diária de todos os veículos, incluindo as cabines de condução e os salões dos passageiros”, bem como de “corrimões e outros pontos de contacto existentes nas estações subterrâneas”.
Nos próximos dias, a Metro do Porto vai “receber e imediatamente começar a utilizar equipamento de limpeza de largo espectro, mais eficaz e com garantias de uma higienização mais prolongada no tempo”.
A empresa revelou ainda que, para além do plano de contingência interno, tem outro “com dimensão externa” e “respeitante a toda a operação diária da rede”.
“O plano de contingência da Metro do Porto é faseado, sendo aplicado nos seus diversos níveis consoante o evoluir da situação”, referiu a empresa, citada pelo Notícias ao Minuto.
A Metro do Porto salienta que “mantém desde a primeira hora contactos diretos com a Direcção-Geral de Saúde (DGS) e com outros organismos do Ministério da Saúde, com o objetivo de avaliar situações e de implementar as ações decididas na prevenção e no combate ao Covid-19”.
“A STCP assume como prioridade estar preparada para qualquer crise de saúde pública, e, por isso, está atenta ao surto mundial de Coronavírus (Covid-19) e a desencadear as medidas adequadas para as diferentes fases da sua evolução, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS)”, refere a empresa, na sua página de internet.
“A principal preocupação da empresa é, sem qualquer dúvida, a segurança dos seus trabalhadores e clientes. Os motoristas e guarda-freios da STCP são essenciais à prestação do serviço, pelo que devem ser tomados cuidados especiais para evitar que adoeçam”, acrescenta.
Assim, “os contactos com os motoristas e guarda-freios devem ser reduzidos ao mínimo (apenas para informações não disponíveis através de outros meios – Linha Azul -, evitar a compra do Bilhete de Bordo (recomenda-se a compra antecipada do título Andante adequado à viagem a realizar). Os passageiros devem, ainda, guardar distância em relação ao motorista, à semelhança do que é recomendado para outros contactos em locais públicos. Isto significa que não devem permanecer na área delimitada pelo traço vermelho ou amarelo existente no pavimento, após o posto do motorista.”
Entre as medidas preventivas adotadas pela STCP está o “reforço do programa de desinfeção das viaturas e instalações”, a “operacionalização e higienização dos locais de isolamento”, o “reforço no processo de aquisição de produtos de proteção e desinfeção, para uso em caso de necessidade por trabalhadores da empresa”, e ainda o “reforço do controlo de acessos nas instalações da empresa, nomeadamente procedimentos de rastreio preliminar de sintomas”.
Para os casos de doença suspeitos que possam surgir em serviço, “foram criadas áreas de isolamento em diversas instalações da empresa, devidamente equipadas respeitando as orientações publicadas no ‘site’ da DGS”, acrescenta.