PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Recriação “Vir a Banhos” em Espinho

Recriação

Este fim de semana, Espinho regressa ao passado com a recriação histórica “Vir a Banhos”, que leva à Praia da Baía mais de 100 figurantes trajados de acordo com as práticas balneares e sociais das décadas de 1900 a 1930.

Organizada pela Câmara Municipal em parceria com outras entidades do concelho, a iniciativa pretende divulgar os hábitos e costumes dos inícios do século XX, quando ir à praia implicava ainda muita roupa e era uma atividade motivada sobretudo por questões de saúde que teriam a beneficiar com as águas frias e iodadas do oceano.

“‘Vir a Banhos’ recorda a época áurea de Espinho, quando ‘vilões e fidalgos’ faziam praia mediante prescrição médica”, explica a organização, acrescentando que “Reviver o passado do ‘Vir a Banhos’ é viajar no tempo, evocando o quotidiano das gentes que anualmente procuravam as águas terapêuticas de Espinho”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A recriação, que terá lugar na Praia da Baía às 14h de domingo, envolve a participação de mais de 100 pessoas que vão adotar um guarda-roupa em que as opções representam a indumentária e os acessórios típicos das figuras mais representativas das praias do início do século passado: homens de fato caveado às riscas, mulheres com camisas largas e toucas no cabelo, vendedores ambulantes com cestos ao colo, fotógrafos com câmaras de fole “à la minute” e marionetistas de teatro de robertos.

No sábado, pelas 21h30, haverá uma outra iniciativa relacionada com a recriação: trata-se do “Passeio da Burguesia”, que desfilará pela esplanada da Praia da Baía em direção à Piscina Solário Atlântico.

Segue-se “um baile de época com a participação do SAXECooletivo e do Grupo de Exibição de Danças de Salão da Escola de Bailado Adriana Domingues”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile