PUB
Recheio 2024 Institucional

Recordem-se os 20 anos de Estádio do Dragão, que se celebram hoje

Recordem-se os 20 anos de Estádio do Dragão, que se celebram hoje

No ano em que comemorou 130 anos de existência, o Futebol Clube do Porto volta a estar de parabéns, desta vez porque o Estádio do Dragão celebra, esta quinta-feira, dia 16 de novembro, o seu 20º aniversário.

À data, pensar no FC Porto e não pensar na referência do Dragão é algo praticamente impossível de fazer. Como a VIVA! escreveu anteriormente, “o Dragão é o símbolo da resistência portuense e do seu espírito de superação perante a adversidade”, remontando a épocas difíceis, como o Cerco do Porto, no século XIX.

Recorde-se que o primeiro jogo de futebol disputado no Estádio do Dragão colocou frente a frente o FC Porto e nada mais nada menos do que o colossal FC Barcelona. Sabe quem estava do outro lado? Não lhe dizemos já o nome, mas damos uma pista: 8 bolas de ouro. Trata-se, pois claro, de Lionel Messi. Na estreia do reduto portista, a 16 de novembro de 2003, também o astro argentino envergava pela primeira vez a camisola da equipa catalã, com a qual conquistou títulos atrás de títulos.

Em duelo de gigantes do futebol mundial, a vitória acabou por cair para a equipa azul e branca, que levou de vencido o FC Barcelona por 2-0. Uma estreia de sonho, que acabava, assim, por dar o mote ao que seria uma trajetória de sonho, nesta nova casa do clube da Invicta.

Parece que foi ontem, mas a verdade é que já lá vão 20 anos. Desde então, o que não falta são jogos icónicos, dignos de serem expostos num museu. Há quem diga que o jogo mais marcante no Estádio do Dragão foi aquele célebre FC Porto x Benfica, em 2012/2013, que acabaria por dar o título aos portistas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quando tudo já parecia perdido, tendo o FC Porto 4 pontos de atraso à antepenúltima jornada, o SL Benfica acabaria por empatar, em casa, contra o Estoril (1-1), num resultado que fazia com que os dragões apenas precisassem de ganhar em casa para passarem para a frente do campeonato e serem, na última jornada, coroados como campeões nacionais.

O jogo foi de loucos e até começou mal para o FC Porto, mas é como se diz na gíria: não é como começa, mas sim como acaba. E que final, diga-se de passagem! No mítico minuto 92, Kelvin acabaria por rematar cruzado, à malha lateral direita num remate que quase fez com que o Dragão fosse abaixo, poucos anos depois de ter sido construído.

Muitas vitórias, algumas derrotas, mas uma coisa é certa: a história continua e o Estádio do Dragão veio para ficar e continuar a ser casa do FC Porto, que celebra, esta quinta-feira, 16 de novembro, o 20º aniversário do reino onde, não raras vezes, é feliz.

Foto: FC Porto (site)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem