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Recorde os cuidados que deve ter em hotéis, segundo a DGS

Recorde os cuidados que deve ter em hotéis, segundo a DGS

A última semana de agosto é ainda sinónimo de férias para muitos portugueses. Por isso, numa altura em que muitas famílias se preparam para rumar a locais de Norte a Sul do país, num ano completamente atípico, de claro apoio ao turismo nacional, a Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu algumas recomendações que devem ser tidas em conta nas estadias em estabelecimentos hoteleiros. Afinal, como dizem os especialistas, “o vírus não tira férias”!

A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a utilização de uma solução à base de álcool e o uso de máscara nos espaços comuns do hotel são algumas das recomendações das autoridades, às quais se junta, logo de seguida, a extrema importância da etiqueta respiratória. “Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com o braço e toque a máscara assim que possível, lavando e/ou desinfetando as mãos de seguida”.

Mas, só isso não chega para nos protegermos a nós e aos outros da contaminação por covid-19. É ainda necessário “manter a distância de segurança de 1,5-2 metros das outras pessoas”. Por isso, “quando estiver numa fila, respeite a distância de segurança”.

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Durante a estadia, a DGS recomenda, preferencialmente, a utilização de escadas. No entanto, no caso de ser necessário utilizar o elevador, sublinha que os cidadãos devem fazê-lo quando este “estiver vazio” ou então “partilhá-lo apenas com coabitantes ou pessoas do mesmo grupo”. Além disso, deve ser utilizado “um lenço de papel para carregar nos botões do elevador” e “abrir portas” e evitar-se ainda “tocar em superfícies e objetos”.

No momento de pagamento, devem ser privilegiados os “meios sem contacto”, como por exemplo contactless, ou “com dinheiro”, sendo que devem ser desinfetadas as mãos “antes e depois do pagamento”.

Por último, a Direção-Geral da Saúde alerta que se, eventualmente, tiver sintomas que possam indicar a presença do novo coronavírus, como tosse, febre ou dificuldade respiratória, não deve sair do hotel. “Permaneça no quarto e ligue para os profissionais da área administrativa, para que liguem para a linha SNS24 – 808 24 24 24”.

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