PUB
Recheio 2024 Institucional

Reconstrução de regeneradores dunares na costa de Gaia tem início na próxima semana

Reconstrução de regeneradores dunares na costa de Gaia tem início na próxima semana

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A empreitada está orçada em 300 mil euros e deverá avançar na próxima semana.

“É uma obra muito importante. Os regeneradores são o primeiro obstáculo à erosão das dunas. Foi uma obra que não conseguimos fazer na altura da reconstrução dos passadiços porque não era tão prioritária e não era possível ter o financiamento a 100% e felizmente agora temos a 100%”, disse à agência Lusa o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
A empreitada foi alvo de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte ON.2, cabendo no entanto à autarquia adiantar a verba – “mais de 300 mil euros” – para mais tarde ser ressarcida.
Ao todo são 15 quilómetros de costa que dentro de “mês e meio a dois meses” terão regeneradores dunares reconstruídos, disse o autarca.
“Antes da época balnear quisemos tratar dos passadiços para garantir condições e [desse investimento] não fomos ressarcidos. Não posso deixar de dizer que se tivéssemos construídos os regeneradores por nossa conta, teria sido um caos”, afirmou ainda Vítor Rodrigues.
Relativamente ao investimento feito, cerca de 600 mil euros, na reconstrução dos passadiços que foram danificados com o mau tempo que se fez sentir no inverno, o presidente da câmara revelou que teve uma reunião com o Ministério responsável, que reconheceu que na época balnear “todos saíram bem na fotografia”, mas que a câmara de Gaia teve “dificuldade” para levar a cabo a empreitada “por sua conta”.
“Fiquei confiante de que o Governo comparticipe com pelo menos uma percentagem”, concluiu Vítor Rodrigues.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem