PUB
Recheio 2024 Institucional

Reabilitação do Bolhão é “inexequível” sem QREN

Reabilitação do Bolhão é “inexequível” sem QREN

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O presidente da Câmara do Porto revelou, na terça-feira, a hipótese de o projeto para o Mercado do Bolhão avançar com “parcerias institucionais”, porque a reabilitação exclusivamente municipal é “absolutamente inexequível” sem fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Moreira justificou a constatação com a redução das “transferência de receitas do Estado para a autarquia” e garantiu que a solução deixará a “exploração do mercado de frescos da responsabilidade da Câmara do Porto”. Em declarações aos jornalistas no fim da reunião privada do executivo, em que foi aprovado o orçamento para 2014, Moreira garantiu não estar em causa “o mesmo modelo, programa ou reabilitação” equacionados pelo ex-autarca Rui Rio com a concessão à empresa TramCroNe (TCN), e o socialista Manuel Pizarro, com quem o independente fez uma coligação pós-eleitoral, assegurou que a Câmara não vai “transformar o Bolhão num centro comercial”. “Se não houver QREN, a reabilitação do Bolhão, como nós a entendemos, é absolutamente inexequível neste momento, atendendo à [redução de] transferência de receitas do Estado para a autarquia, fazer como um investimento puro e duro público. Não é chegar lá e pintar, isso é deitar dinheiro fora”, alertou Rui Moreira.
O presidente da Câmara admitiu não poder “adiantar” mais sobre as “parcerias” equacionadas para a reabilitação do Mercado que é Monumento de Interesse Público desde setembro, que em 2014 assinala o centenário e está desde 2005 suportado por andaimes devido ao risco de ruína.Questionado sobre se pode estar em causa a concessão de parte do espaço, Rui Moreira referiu que “quando chegar a altura de falar nisso, falaremos”.
O autarca reagia assim às críticas da oposição ao orçamento camarário para 2014, aprovado esta terça-feira com a abstenção do PSD e o voto contra da CDU. Ambos os partidos notaram a “falta de projeto para o Bolhão” no documento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem