CIN - VinylMatt

Raquel Salgueiro vence fase de texto do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Raquel Salgueiro vence fase de texto do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

A história “Assim Como tu”, da autoria de Raquel Salgueiro, foi a vencedora da categoria de texto da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, uma iniciativa lançada pelo Grupo Jerónimo Martins com o objetivo de “incentivar a criatividade literária e artística” e “estimular a emergência de novos talentos”. 

Em comunicado, o Pingo Doce adiantou que foi a natureza da paisagem alentejana, que inspirou a autora, de 48 anos, a dar vida a este conto, baseado na sua “própria experiência” e nas “relações que foi estabelecendo ao longo da vida”. 

A ideia, sublinhou Raquel Salgueiro, foi “escrever uma história simples, sobre pessoas, que fosse transversal e na qual todos pudessem rever-se”. “É uma história para todas as idades” e na qual os leitores encontrarão muitos “pontos de contacto com a vida de Antónia, a personagem principal”.

“Uma criança ou jovem lê-a, mas um adulto pode lê-la também com agrado e vai rever-se em coisas que ali estão, como o primeiro amor, a primeira vez que o coração bate mais depressa ou a primeira perda”, acrescentou.  

Caracterizado por uma “linguagem simples e sem subterfúgios”, o conto aborda todos os temas com naturalidade e sem infantilidade, uma vez que, de acordo com a autora, “é preciso falar com as crianças sobre as coisas”.  

O júri, constituído por Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Masgalhães e Sara Miranda, considerou que “Assim Como Tu” foi a história que mais se destacou de entre as mais de duas mil recebidas, um número recorde desde que a iniciativa foi lançada. “O conto aborda temas do quotidiano da criança e da construção da identidade”, indicou Afonso Cruz, em representação do grupo de jurados, elogiando o texto, que considera primar “pela elegância da linguagem”.   

“Não infantilizando em demasia o enredo ou a linguagem, consegue cativar tanto os leitores mais jovens quanto os mais maduros”, acrescentou. 

Nesta edição, o júri atribuiu também uma Menção Honrosa ao conto “O Senhor Alberto”, de Mário Augusto Rosa dos Santos. 

Atribuído o vencedor da categoria de texto do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce segue-se, agora, a fase da ilustração, cujas candidaturas podem ser submetidas entre 13 de maio e 1 de julho. “Os potenciais candidatos à categoria de ilustração deverão solicitar o texto vencedor através do email [email protected]”, explica o grupo. 

A iniciativa contempla a atribuição um prémio monetário no valor de 50 mil euros, que será distribuído, igualmente, pelo vencedor da categoria de texto e de ilustração. 

Todas as informações sobre o projeto, considerado o maior prémio de literatura infantil do país, estão disponíveis na página oficial do Pingo Doce.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes