PUB
Recheio 2024 Institucional

Ramalde vai passar a ter sistema de videovigilância

Ramalde vai passar a ter sistema de videovigilância

A parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a Polícia de Segurança Pública (PSP), que tem como objetivo o uso da videovigilância, de forma a monitorizar eventuais ocorrências em alguns locais da cidade do Porto, vai passar a operar em Ramalde, também.

De acordo com a presidente da junta de freguesia de Ramalde, Patrícia Rapazote, o pedido foi feito ao município, para que este “considerasse em Ramalde o sistema de videovigilância e foi aceite. É com bons olhos que vemos este instrumento de cidadania” (via Porto Canal).

Tal acontece, na medida em que, como a própria refere, a sensação de insegurança na freguesia em questão tem vindo a aumentar. Para Patrícia Rapazote, um dos motivos que leva a esse aumento relaciona-se com o crescente “consumo de droga na via pública, associado a um aumento de mendicidade e roubos em determinados epicentros”.

Sobre o mesmo assunto, acrescenta ainda que “este é um assunto que é do Ministério da Administração Interna (MAI), a Câmara muito tem feito e a polícia do Viso, com os poucos elementos, tem dado o seu melhor, mas na realidade precisamos de mais efetivos”.

No que toca à sensação de insegurança, o Comando Metropolitano da PSP do Porto revela que não se trata “apenas” de uma sensação. Prova disso mesmo é o número de detenções relacionadas com tráfico de droga, que também tem vindo a crescer, associado a maiores índices de criminalidade violenta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O sistema de videovigilância implementado no Porto teve início de funcionamento a 22 de junho, sendo que é composto por 79 câmaras, distribuídas por pontos nevrálgicos da Invicta. As freguesias que estão ao abrigo desta medida de segurança são: Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau, Vitória e União de Freguesias de Cedofeita.

Tal como cita o Porto Canal, “a videovigilância funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, sendo que o chefe da área operacional do Comando Metropolitano da PSP é responsável pela conservação e tratamento dos dados”.

De acordo com a mesma fonte de informação, Rui Moreira avança, ainda, que serão instaladas mais 117 câmaras de videovigilância pela cidade, com enfoque para o bairro Marechal Gomes da Costa, Pasteleira, Pinheiro Torres, na zona da Foz, mas também na zona da Asprela e em Campanhã.

Foto: Miguel Nogueira

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce