Queima das Fitas 2012
O rapper português Boss AC é o cabeça de cartaz da noite de domingo, durante a qual haverá ainda o concerto dos Nu Soul Family. O “Pai do Rock Português”, Rui Veloso, é presença assegurada no dia 7, assim como “Os Azeitonas”. Na terça-feira à tarde, os estudantes das diferentes faculdades e institutos dão-se a conhecer ao Porto, através do habitual Cortejo, que pinta as ruas da cidade de mil e uma cores. À noite, Quim Barreiros protagoniza um dos momentos mais esperados da Queima das Fitas, subindo ao palco para uma das noites mais concorridas da semana dos estudantes.
Travis e Amor Electro chegam na quarta-feira, um dia antes do concerto dos Xutos e Pontapés, que são também uma presença já habitual. Na sexta, é a vez de o músico americano de eletro house Steve Aoki subir ao palco. Em destaque no sábado estarão Buraka Som Sistema e Paus.
Para o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Luís Rebelo, estão reunidas todas as condições para que a edição de 2012 da Queima das Fitas seja um sucesso. “Temos apenas menos um nome internacional devido ao bom momento de muitos artistas portugueses, à limitação orçamental e ao facto de não querermos trazer artistas internacionais que não fossem efetivamente uma mais valia”, explicou, em declarações à Viva.
Apesar do período particularmente difícil que os alunos universitários têm ultrapassado, o responsável está confiante de que o espírito da Queima não seja afetado. “Esse espírito é principalmente uma questão de atitude e vamos certamente mostrar que a academia do Porto está viva, de boa saúde e com grande atividade”, sublinhou.
“Mais Cidade, Mais Responsabilidade, Mais Festa” é o mote para este ano
A Queima das Fitas do Porto surge, nesta edição, sob o mote “Mais Cidade, Mais Responsabilidade, Mais Festa”, espírito que, para Luís Rebelo, “reflete bem uma nova forma de olhar o evento, com maior abertura à cidade, maior responsabilidade a nível de consumos alcoólicos e de organização da Queima das Fitas e, claro, mais festa”.
O presidente da FAP considera, assim, que a Queima 2012 será uma “festa de grande qualidade e com adesão às atividades fora do recinto”, acreditando que este “difícil momento social se reflita num maior espírito de amizade e camaradagem”.
Mariana Albuquerque