PUB
Junta da Galiza

Que se preste a devida homenagem a Nuno Canavez, o alfarrabista que exerce há… 75 anos!

Que se preste a devida homenagem a Nuno Canavez, o alfarrabista que exerce há... 75 anos!

Há quem diga que para compreendermos o presente é preciso valorizarmos o passado ou, pelo menos, conhecê-lo. No Porto, é assim. Isto porque o município vai prestar a devida homenagem a Nuno Canavez, esta quarta-feira, 11 de outubro, na Biblioteca Almeida Garrett.

Trata-se de um conhecidíssimo alfarrabista, na cidade Invicta, que se tornou num grande nome do comércio local. Ao todo, e feitas bem as contas, são praticamente 75 anos dedicados a uma profissão, exercida na Livraria Académica, na Rua dos Mártires da Liberdade.

Tal como refere António Barreto, um grande cliente e amigo de Nuno Canavez, “ele é o autor da melhor e mais completa bibliografia de interesse regional que vai fazendo e atualizando, com a perícia de um profissional, mas com o carinho e a arte de um amador” (via portal de notícias da Câmara do Porto).

Se nunca ouviu falar na Livraria Académica, talvez alguns destes nomes possam ajudá-lo a compreender a relevância que a mesma assume no contexto do comércio local, no Porto. Ora bem: Miguel Torga, Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão, Mário Soares. São só alguns dos convidados de honra, que, ao longo de tantos anos, foram passando pelo espaço.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se, ainda, que Nuno Canavez chegou a receber, inclusive, a distinção de grau de comendador, por parte da Presidência da República.

Numa atitude de reconhecimento para com uma carreira que não deixou ninguém indiferente, o Município do Porto prepara-se para prestar homenagem a um dos alfarrabistas mais emblemáticos que a cidade já conheceu. A cerimónia está agendada para esta quarta-feira, dia 11 de outubro, na Biblioteca Almeida Garrett. Estarão presentes nomes como Luís Valente de Oliveira, Fátima Vieira, Herculano Ferreira e Germano Silva.

Foto: Rui Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce