Este sexta-feira, dia 1 de dezembro, começa o último mês do ano, logo começa, também, a agitação natalícia. Posto isto, é hora das ruas da cidade do Porto ganharem (ainda mais) vida com as iluminações e adereços de natal.
Nas festividades, cerca de 90 ruas em toda a freguesia estão decoradas com quatro milhões de lâmpadas LED, criando uma atmosfera festiva por toda a cidade. A iniciativa inclui ainda uma majestosa Árvore de Natal, com 32 metros de altura, e diversos elementos decorativos nas praças da cidade.
Em colaboração com a Associação de Comerciantes do Porto, as luzes serão acesas simultaneamente às 18h desta sexta-feira, 1 de dezembro. Ao mesmo tempo, a imponente Árvore de Natal na Avenida dos Aliados será iluminada, marcando o início oficial da temporada festiva.
Ao todo, as luzes espalhadas pela cidade exibem 757 motivos diferentes, proporcionando uma variedade de formas e tamanhos. Grandes estruturas também enfeitam locais específicos, graças à parceria com a IP Infraestrutura de Porto e Metro do Porto, incluindo instalações de oito metros no Largo da Estação de Campanhã e no Átrio da Estação da Trindade (via Câmara do Porto).
O Espelho d’Água na Avenida dos Aliados apresenta estruturas luminosas simulando bolas de Natal, enquanto a Praça Gomes Teixeira, conhecida como a Praça dos Leões, exibe uma estrutura luminosa de dois metros de altura.
O espetáculo de luzes natalícias estará disponível de domingo a quinta-feira, das 18h às 23h, e às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 18h às 24h.
Para garantir a segurança de moradores e visitantes, a Câmara Municipal do Porto desenvolveu um plano de mobilidade, que inclui restrições de trânsito específicas para esta sexta-feira, replicando-se sempre que houver eventos ou concertos na Avenida.
O primeiro evento, um concerto de Diogo Piçarra na Avenida dos Aliados às 18h, marcará o início das festividades, com entretenimento adicional na Cordoaria, incluindo um Mercado de Natal, animação itinerante, um carrossel parisiense e o regresso da pista de gelo ao Largo do Amor de Perdição.
Todos os eventos contarão com a presença da Polícia Municipal do Porto e da Proteção Civil Municipal para garantir a segurança. Durante os dias festivos, a STCP e o Metro do Porto intensificarão as operações, conforme comunicado pelas respetivas empresas de transporte.