Daniel Moreira, Jovem Compositor Residente da Casa da Música em 2009, foi outro dos selecionados para a mesma temporada dos Rising Stars, ficando com a responsabilidade de compor uma obra para grupo coral que será interpretada nas 20 salas de concerto que integram a ECHO.
A tarefa da ECHO, atualmente, consiste na escolha de seis jovens artistas ou agrupamentos para a realização de concertos em todas as suas salas. A excelência musical é o critério utilizado na seleção feita pelos diretores artísticos, sendo que os artistas apresentados nos Rising Stars são considerados os melhores na sua área.
De acrescentar que o Quarteto de Cordas de Matosinhos e Daniel Moreira foram selecionados pelos diretores artísticos da Fundação Casa da Música e da Fundação Calouste Gulbenkian, as duas salas portuguesas que integram a ECHO. O agrupamento de Matosinhos é composto por Vítor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Os artistas licenciaram-se na Academia Nacional Superior de Orquestra e fizeram estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio.
O portuense Daniel Moreira, por sua vez, ingressou no Conservatório de Música do Porto em 1994, onde concluiu os cursos complementares de Guitarra e de Análise e Técnicas de Composição. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2001-2006).
A próxima temporada dos Rising Stars é apresentada pela primeira vez em Portugal, de 9 a 11 maio de 2014, no Porto e em Lisboa.
Quinta-feira 2 Maio, 2013