PUB
CIN - Branco Perfeito

Qualifica regressa à Exponor na próxima semana

Qualifica regressa à Exponor na próxima semana

A partir do próximo dia 6 de março, a Exponor vai ser palco da 15.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que acontece, este ano, sob o mote “In the era of artificial intelligence, be human”. O objetivo é “colocar o ser humano no centro e lança a discussão sobre o impacto crescente da IA na educação, no trabalho e na vida”, avançam os promotores.

Nesta edição, mais de 150 instituições e empresas vão apresentar soluções de formação e oportunidades profissionais de norte a sul do país. Adicionalmente, o programa contará, também, com conteúdos complementares, tais como dinâmicas de coaching e uma talk com a participação do apresentador João Paulo Sousa.

De acordo com a nota divulgada, uma das novidades deste ano é o “Espaço Educar para Incluir”, que vai apresentar organizações e projetos nacionais que promovem a preparação dos jovens para um futuro mais inclusivo. Entre os projetos confirmados, destaque para o InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), que tem como compromisso avançar a educação por meio de pesquisa e inovação; a iniciativa “Engenheiras por um Dia”, que incentiva a participação das mulheres na engenharia; a Code for All, que promove a literacia digital, capacitando indivíduos, de todas as idades e origens, a desenvolver habilidades em programação; os projetos Exploring e Inspiring the Future, que ajudam os alunos a refletirem sobre o processo de tomada de decisão da área que devem seguir e, por fim, o projeto 2AI, desenvolvido pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que se concentra na aplicação da IA na educação, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a aprendizagem e a inclusão educativas.

“Temos vindo a reforçar o nosso compromisso em assegurar uma Qualifica cada vez mais inclusiva e o «Espaço Educar para Incluir» é uma forma de enriquecer o ambiente da feira com práticas e iniciativas que visam a igualdade de oportunidades na educação. Além disso, este ano partilhamos com muito orgulho que, pela primeira vez, disponibilizamos o mapa da feira devidamente codificado para daltónicos, garantindo que todos os visitantes possam navegar pelo evento com facilidade e conforto”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No programa da feira, um dos destaques será uma talk protagonizada pelo apresentador, radialista e ator João Paulo Sousa, que apresentará também o seu projeto pedagógico – “Isso é Psicológico” -, que tem como objetivo a promoção da saúde mental. Numa conversa sobre o seu percurso pessoal, académico e profissional, o profissional vai partilhar com os presentes a sua perspetiva sobre esta temática, apresentando ainda ferramentas de reflexão e autoconhecimento aplicáveis no dia-a-dia.

A entrada no evento tem um custo de 4 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira da Exponor.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem