PUB
Recheio 2024 Institucional

“Mama Help” esclarece como voltar à normalidade depois da quimioterapia

A associação Mama Help vai promover esta sexta-feira, no Porto, uma sessão destinada a ajudar os doentes a superarem o “nevoeiro” da quimioterapia, percebendo como podem recuperar as funções afetadas ao longo dos tratamentos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a presidente da associação, Maria João Cardoso, “as pessoas ficam muito assustadas quando terminam o tratamento e dizem ‘já me livrei deste processo, mas agora não me consigo lembrar de nada’”. “Consegui vencer o cancro mas agora estou com Alzheimer” é uma das frases que os pacientes dizem muitas vezes na instituição, segundo a responsável.
Em causa está o facto de, além da cirurgia, muitos doentes com cancro fazerem tratamentos de radioterapia, quimioterapia, tratamentos biológicos e tratamentos hormonais, terminando-os frequentemente com a sensação de que estão ao telefone, por exemplo, e não se lembram de quem ligou ou no trabalho e esquecem-se do que lhes pediu o chefe. Maria João Cardoso explicou que a isto se chama “o nevoeiro da quimioterapia”, frisando que, “só percebendo como funciona é que é possível reduzir um bocadinho a ansiedade” pós-tratamento.
Para perceber como combater esse “nevoeiro”, a Mama Help propõe um debate “mais interativo que expositivo”, que vai juntar três equipas da Fundação Champalimaud: Programa de Neurociências, Unidade de Mama e Unidade de Neuropsiquiatria.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem