PUB
Philips S9000

“Espaço, corpo e bem-estar” debatidos na U. Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O edifício da Reitoria da Universidade do Porto (U. Porto) e o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) acolhem, entre os dias 4 de outubro e 29 de novembro, uma série de conferências, exposições, instalações e performances que debatem o espaço, numa perspetiva de vivência de corpo.

O início deste ciclo caberá ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel, que vai trazer como tema de debate o “Espaço, corpo e bem-estar: a proposta ecológica do Papa Francisco”.
Tendo como anfitriões o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a primeira conferência, no dia 4, terá início às 21h. A encerrar a noite, Pedro Prazeres irá propor uma conferência dançada. “GreenMan” fará o confronto do corpo com a paisagem, e contará com a colaboração do diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes.
Nos dias 25 de outubro e 8 de novembro as conferências continuam, sempre a partir das 21h, no Edifício Histórico da Reitoria, mas no dia 29 de novembro caberá ao Museu Nacional de Soares dos Reis acolher o evento “Tuning” anátomo-funcional: Ainda seremos nós? Vivemos mais para viver melhor?”. A provocação será levantada pela diretora da FMUP, Maria Amélia Duarte Ferreira, e terá ao seu lado Fernando Mendes Monteiro, da FEUP, que irá falar sobre “O corpo velho e o velho corpo: hoje humano, amanhã biónico”; o Presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, que lançará para a discussão questões como a qualidade de vida (“Oferecemos anos à vida? E recebemos vida em cada ano?”); e Marinela Carvalho Freitas, da Faculdade de Letras da U.Porto, que irá abordar o tema da solidão.
Resultado de uma joint venture entre a U.Porto, o MNSR e a Fundação de Serralves, na noite de 29 de outubro será ainda inaugurada a exposição “O corpo humano: dentro, fora e de dentro para fora”. Esta exposição irá apresentar quadros de Paula Rego e peças dos Museus de Anatomia da FMUP e do ICBAS.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem