PUB
Recheio 2024 Institucional

“A Festa é Aqui!”

Música, teatro e novo circo de mãos dadas no centro histórico do Porto

São 12 horas de animação contínua para celebrar a beleza de uma cidade que foi eleita, pela segunda vez, como o Melhor Destino Europeu. Este sábado, dia 29 de março, o Porto vai amanhecer em espírito de festa, convidando o público a juntar-se à celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos. Saborear alguns dos melhores petiscos portuenses a um euro, assistir a performances de circo contemporâneo ou apenas relaxar ao ritmo de uma mão cheia de concertos de bandas em ascensão são algumas das propostas da iniciativa, organizada pela autarquia portuense em colaboração com outras entidades públicas e privadas. Entre as 14h00 e as 02h00, o coração da cidade do Porto vai abrir-se, concentrando grande parte da sua energia em três “palcos” principais: na Rua das Flores e nos largos de São Domingos e dos Lóios.

A música é um dos ingredientes fortes desta homenagem à Baixa da cidade, considerada Património Cultural da Humanidade. Assim, a abrir o roteiro musical do evento, intitulado “A Festa é Aqui!”, estarão, pelas 14h45, no Largo de São Domingos, os Torto, que se assumem com “um trio de virtuosos” – composto por Jorge Coelho na guitarra, Jorge Queijo na bateria e Miguel Ramos no baixo – que, na sua abordagem ao rock instrumental, preza, acima de tudo, a liberdade. Segue-se, no Largo dos Lóios, às 16h15, a atuação do projeto a solo de Ana Miró (intitulado Sequin), cujas músicas nos levam “a uma espécie de orientalidade eletro pop”, embalada pela “voz doce e envolvente” da artista, num misto de “festa e nostalgia”.  Um pouco mais tarde, pelas 17h30, o mesmo palco acolhe Óscar Silva, guitarrista português que dá corpo a Jibóia. “Mais do que tudo, Jibóia é fogo nos pés, o corpo a bambolear e uma telepatia com o Oriente, de pés acentes no Ocidente”, pode ler-se no programa do “A Festa é Aqui!”.

festa_aqui2Formados “a partir das cinzas” de Without Death Penalty e com membros de Bears e Lydia’s Sleep, os Equations vão atuar no Largo de São Domingos às 18h45, garantindo ao público uma grande dose de energia. Uma hora depois, já nos Lóios, Rui Carvalho vai mostrar que ser Filho da Mãe é “ser um espírito livre”, quer na criação musical, quer na evocação sensorial. “’Cabeça’ foi considerado um dos melhores discos portugueses de 2013 e ao vivo promete elevar-nos até ao conforto das nossas mais belas paisagens mentais”, refere o programa do evento. Com atividade regular nas áreas da música eletrónica, sonoplastia e produção, Pedro Augusto apresentará o seu trabalho aos portuenses pelas 21h30, sob o alter-ego de Ghuna X. O artista independente já colaborou com conhecidos nomes da música, como Black Bombaim, Capicua, Ana Deus e Jonathan Saldanha.

Edição especial do Porto Sounds

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Entre os destaques da iniciativa está também uma edição especial do festival Porto Sounds, que contará com a presença dos Memória de Peixe (22h30, no Largo de São Domingos), uma das bandas em destaque no novo panorama musical português e que já atuou, por exemplo, no Primavera Sound e no Festival Coquetel Molotov, no Brasil. Mais tarde, à meia-noite, os Throes + The Shine vão desvendar o conceito de rockuduro, que nasce “da união de facto entre o rock de um power-duo portuense (os Throes) e a energia debitada sem trepidez de uns angolanos com pêlos nas guelras”. Mais do que o “abanar de traseiros”, os artistas prometem uma coisa: “regozijo”.  

festa_aqui3Mas as 12 horas de festa têm outras presenças confirmadas: a Associação Porta Jazz, por exemplo, levará ao ‘palco das Flores’ nomes como Eduardo Cardinho 5teto e Kiko & the Jazz Refugees. Ao longo da tarde, às 14h00, 15h30 e 16h15, a Banda Sinfónica Portuguesa promete apresentar-se de uma forma divertida, passando pela música clássica e chegando à ligeira. De salientar ainda a participação da companhia de circo contemporâneo Erva Daninha, que preparou o espetáculo “Última aduela, fragmentos”, numa alegoria à evolução dos tempos, à passagem da cidade de trabalho para um local de lazer. Malabarismo, diábolo, monociclo e ‘quick change’ são as técnicas que integram a performance. Entre as 17h00 e as 18h00, o Teatro de Marionetas do Porto fará uma leitura encenada de “Cinderela”, não à luz da história tradicional, que todos conhecemos, mas num cruzamento de personagens de outros contos de fada. Esta aventura pelo universo mágico do espetáculo terá lugar junto à porta de entrada do Museu das Marionetas do Porto.

Petiscos a um euro para celebrar o centro histórico

E numa cidade onde a gastronomia é muito apreciada por locais e visitantes, nada melhor do que assinalar a efeméride saboreando alguns petiscos e aperitivos a preço low-cost. Morcela grelhada, caipirinha, bifanas, pataniscas, mexilhões, tábuas de queijo e pasteis de Chaves são algumas das delícias que os cidadãos poderão provar, por um euro, em diferentes restaurantes e bares. Entre os estabelecimentos aderentes estão, por exemplo, o Armazem do Chá (Rua José Falcão), Uma Velha Tinha um Gato (Praça da Ribeira), Bebobos (Caisa da Ribeira), Taverna do Infante (Rua da Alfândega), Casa das Tortas (Rua Passos Manuel) e os cafés Piolho e Universidade (ambos na Praça Parada leitão).

Texto: Mariana Albuquerque
Programa completo: http://centrohistorico.cm-porto.pt/?q=programa_completo

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce