CMPorto

PSP com ações de formação contra bullying nas escolas

PSP com ações de formação contra bullying nas escolas

No Dia Mundial do Combate ao Bullying, que se assinala nesta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública alerta para especial atenção a situações de descriminação, principalmente em contexto escolar.

A PSP regista “uma tendência decrescente” das situações de bullying nas escolas desde o ano letivo 2013/2014 com os casos de agressões físicas a diminuírem e as injúrias e ameaças entre os jovens a aumentar.

Desta forma, a entidade está a realizar uma operação de sensibilização nas escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclo até ao dia 29 de outubro.

Em comunicado, a PSP indica que, desde o ano letivo 2013/2014, tem registado “uma tendência decrescente, tanto no número total como na gravidade das ocorrências criminais e não criminais reportadas em ambiente escolar”.

No mesmo documento a Polícia de Segurança Pública explica que “esta tendência decrescente é mais acentuada nas participações por agressões físicas, com reflexo no acréscimo das injúrias e ameaças”.

“Parece revelar que as vítimas e a comunidade reagem de forma mais precoce a este fenómeno, havendo menos situações que chegam ao ponto da agressão física sem conhecimento e intervenção das instituições”, continua.

A PSP reforça a informação e sensibilização junto da comunidade descolar com o objetivo de “aumentar o conhecimento sobre este fenómeno”, “fazer crescer o sentimento de intolerância e de rejeição para com as práticas de bullying”, aumentar a confiança nas capacidades da polícia “para intervir e lidar eficazmente com o problema” e “promover a atenção dos pais, educadores e outras testemunhas” para aumentar a confiança na denúncia aos polícias da Escola Segura como forma de desencadear a resolução desta problemática.

No comunicado, a Polícia de Segurança Pública dá também conta que a operação “Bullying é para fracos”, iniciada na passada segunda-feira, decorre por ocasião do Dia Mundial do Combate ao Bullying e abrange crianças e jovens dos 6 aos 15 anos.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes