Revista Sabe Bem 62

PSP alerta para cuidados a ter no multibanco

PSP alerta para cuidados a ter no multibanco

Numa altura em que se assiste a um aumento significativo do número de burlas em Portugal, a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um comunicado, nas suas redes sociais, onde alerta a população portuguesa para os cuidados a ter sempre que se deslocam ao banco ou ao multibanco.

Uma das primeiras dicas passa por aconselhar os cidadãos a realizarem os seus levantamentos ou pagamentos com cartão “durante o dia e em terminais de multibanco instalados em locais movimentados”, preferencialmente “no interior de dependências bancárias ou em espaços comerciais”. E quando o fizer deve assegurar-se que “não há ninguém estranho/suspeito próximo de si”.

Se levantar o dinheiro “deve guardá-lo de imediato assim como o cartão”. “E se, por acaso, se aperceber de alguma movimentação estranha, cancele de imediato a operação que está a realizar, guarde o seu cartão e abandone o local”, alerta a força de segurança.

Outro dos conselhos passa por “esconder a visualização do código PIN do seu cartão de possíveis suspeitos, sempre que tiver que o marcar”. A Polícia de Segurança Pública alerta também para a importância de “controlar, periodicamente, os movimentos das suas contas, de acompanhar os movimentos e os saldos bancários” e de “não guardar recibos, extratos ou anotações bancárias junto dos seus documentos pessoais”. E, reforça, “muito menos com a anotação do PIN do seu cartão de débito ou de crédito”.

Os cidadãos devem também ter em atenção que não devem “aceitar ajuda de estranhos” quando estiverem a dirigir-se ao banco ou ao multibanco. Sempre que surgir alguma dificuldade, a PSP avisa que devem solicitar “a ajuda de um funcionário do banco, devidamente identificado” e que sempre que haja uma situação de levantamento de dinheiro este deve ser conferido “enquanto estiver em frente do funcionário da caixa” e nunca “enquanto sai ou já no exterior da dependência bancária”.

Ao adotar estas recomendações sentir-se-á, certamente, mais seguro na hora de levantar ou depositar dinheiro, cumprindo, todos os passos, para evitar possíveis burlas ou assaltos.

PUB
api.whatsapp.com/send?phone=+351939990111&text=Ol%C3%A1

Viva! no Instagram. Siga-nos.