PUB
Recheio 2024 Institucional

Projeto da Universidade do Porto distinguido em França

Projeto da Universidade do Porto distinguido em França

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi premiada com uma bolsa, no valor de 60 mil euros, pelo seu projeto “3PH (Paris-Porto Pulmonary Hypertension Collaborative Laboratory)”.  

Atribuída pelo Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica (INSERM) francês, no âmbito do concurso “Projet de Recherche International (PRI) Inserm édition 2020”, o financiamento, de caracter anual, no valor de 12 mil euros, é válido até 2026. “Será aplicado num estudo pioneiro no domínio da hipertensão pulmonar, que contará com a colaboração do INSERM UMR_S 999, um dos principais centros de renome mundial na área”, avança a U.Porto. 

Com este apoio, será possível aprofundar o conhecimento sobre “a ligação entre a origem da patologia a nível das artérias do pulmão e as suas consequências no coração”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A parceria possibilitará, adicionalmente, “a transferência de conhecimentos no campo da hipertensão arterial pulmonar, um dos cinco grupos em que se divide atualmente a doença, e do qual a taxa de mortalidade continua a apresentar valores elevados”. 

Segundo Pedro Ferreira, um dos investigadores do projeto, a equipa pretende “contribuir com um novo conhecimento científico”. “Que permita não só conhecer melhor a doença, permitindo um diagnóstico mais eficaz, como também a descoberta de novas vias de sinalização que abram caminho ao desenvolvimento de novos medicamentos”, completou, citado em comunicado. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce