PUB
Recheio 2024 Institucional

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

No âmbito do “Global Project in the Fields of Culture and Religion”, a Comunidade Judaica do Porto e a Diocese do Porto reuniram-se na passada terça-feira, num encontro inter-religioso sem precedentes entre as duas comunidades.

O Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, recebeu os fiéis de ambas as comunidades, que se reuniram em diálogo no Palácio Episcopal. Junto visitaram o Paço Episcopal e a Comunidade Judaica ofereceu ajuda financeira a instituições socias do Porto, revela o comunicado enviado à VIVA!.

“Para uma melhor compreensão da interligação da História e experiências, as delegações visitaram o Museu Judaico do Porto”. O encontro ímpar terminou com um almoço comum na Sinagoga Kadoorie – Mekor Haim.

Importante referir que o protocolo “Global Project in the Fields of Culture and Religion” foi estabelecido para reforçar o relacionamento entre as duas comunidades. “Este projeto é um corte com o passado de mal-entendidos e a certeza de um futuro feito de mãos dadas. É único no mundo, como o Porto também é único”, destacou Dom Manuel Linda.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com o presidente da comunidade Judaica do Porto, Dias Ben Zion, “é difícil conseguir relações positivas entre católicos e judeus sem cooperação social, cultural e inter-religiosa”. O mesmo considera Gabriela Cantergi, membro do conselho da comunidade Judaica, encarregada das relações inter-religiosas, que realçou que “o diálogo social, cultural e outros são necessários para alcançar total tolerância entre a Igreja Católica Romana e as comunidades judaicas, particularmente nas sociedades em que os estereótipos negativos estão entrincheirados, ignorando, por exemplo, o facto de que muitos judeus passam dificuldades económicas”.

O projeto global desenvolvido entre as duas comunidades envolve atividades relacionadas com “causas sociais, ajudando crianças, idosos e doentes”, “promoção do Museu Judaico e do Palácio Episcopal” e ainda a produção de quatro filmes – “The Nun’s Kaddish”, “Sefarad”, “1618” e “The Light of Judah ” – que narram os acontecimentos que ocorreram ao longo dos séculos na sociedade portuguesa.

O valor angariado pelos filmes em Portugal será entregue para apoiar causas sociais.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem