PUB
Amanhecer

Projeto “Sim, Somos Capazes” quer criar uma Quinta da Felicidade em Gaia

Projeto “Sim, Somos Capazes” quer criar uma Quinta da Felicidade em Gaia

A Quinta da Felicidade é o novo desafio do “Sim, Somos Capazes”, um projeto de inclusão que acolhe jovens com deficiência em Vila Nova de Gaia. A equipa está a restaurar uma casa em Canelas e precisa da ajuda de todos.

O Ringue da Santa Isabel é o local ideal para acolher a Quinta da Felicidade, lê-se na página do “Sim, Somos Capazes”. O espaço, localizado em Canelas, “tem um campo de futsal, campo de ténis, campo de vólei de praia, campo de tiro com arco, numa área de 5000m2” e está a ser restaurado para acolher “um projeto agrícola com plantação de morangos, chás e aromáticas com o objetivo de transformar estes produtos em belas iguarias no Sim Café”.

Para que a Quinta da Felicidade se concretize em pleno, precisa da ajuda de todos. Quem quiser ajudar, poderá doar materiais fundamentais para a conclusão deste restauro, nomeadamente: tinta, pavimento para interior e exterior, azulejos, louças sanitárias, móveis de cozinha, portas, janelas, cimento, areia, terra fértil, árvores de fruto, plantas, madeira, rede, entre outros.

O projeto “Sim, Somos Capazes”, ligado à Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel, nasceu em 2017 no Agrupamento de Escolas de Canelas, quando o pai de um aluno com deficiência intelectual se viu perante a dúvida: “O Pedro acabou o 9.º ano, a oferta de trabalho é escassa, as instituições estão lotadas. E agora?”.

Desde então, o projeto tenta dar resposta ao desafio imposto pelo final da escolaridade obrigatória dos alunos com deficiência, procurando promover a inclusão destes jovens que não encontram na comunidade as respostas adequadas ao seu perfil e aspirações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a agência Lusa, citada pelo Porto Canal, atualmente, são 15 jovens com deficiência intelectual ou autismo acompanhados. Em setembro deverão ser 20.

A Quinta da Felicidade irá juntar-se ao outro espaço que o “Sim, Somos Capazes” partilha no chamado C3 (Centro Cultural de Canelas) com outras instituições como a Academia Sénior ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional que ali ministra cursos.

A Quinta da Felicidade servrirá também para dar uso diário e diurno a instalações da Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel, até aqui usadas sobretudo à noite e ao fim de semana.

De referir que o projeto “Sim, Somos Capazes” tem financiamento do programa Portugal Inovação Social. A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é parceiro social.

Foto: projeto “Sim, Somos Capazes”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2