Até dezembro, a Câmara Municipal do Porto vai assegurar ações de sensibilização nas escolas do 1.º ciclo da rede pública do Porto, no âmbito do projeto “Prevenir para Proteger”, que contempla a realização de simulacros de incêndio urbano.
Para a autarquia liderada por Rui Moreira, a “aposta ativa no reforço de uma cultura de segurança na cidade” é “uma prioridade”, pelo que, todos os anos letivos, promove a visita da Proteção Civil Municipal às escolas supracitadas para consciencializar os estudantes para a “importância de padronizar procedimentos de autoproteção em caso de incêndio, de uma forma pedagógica e lúdica”.
Este ano letivo, a iniciativa tem uma novidade, no que respeita ao material de suporte às atividades. “Além do vídeo, as crianças são desafiadas a participar num jogo digital em que aprendem as medidas de autoproteção em caso de incêndio e as regras a observar nos simulacros”, explica, em comunicado.
De referir que o projeto “Prevenir para Proteger” resulta de uma parceria entre várias áreas de atuação da Câmara do Porto, envolvendo a Proteção Civil, a Educação, o Batalhão de Sapadores Bombeiros e a empresa municipal Domus Social.
Fotografia: Filipa Brito