PUB
Philips S9000

Projeto-piloto envolvendo sem-abrigo do Porto obteve resultados positivos

Num projeto-piloto do Curso de Competências para a Integração, da responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), participaram mais de uma dezena de sem-abrigo do Porto, com “resultados animadores”, tendo sido conseguida formação, contrato de trabalho, tratamento ou reabilitação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O delegado regional do Norte do IEFP, César Ferreira, avançou que quatro sem-abrigo foram integrados em processos de contrato de emprego de inserção, um em contrato de trabalho, outro num curso de educação e formação de adultos e um outro está num processo de enriquecimento e valorização de certificação de competências.
“Estas pessoas não tinham esperança nenhuma, estavam na rua”, disse o responsável, considerando que a inovação no projeto esteve na utilização do conceito de formação profissional para tirar as pessoas da rua.
O projeto não tinha como ideia a formação para uma profissão específica, mas sim para que “as pessoas utilizassem o conceito de formação profissional para as tirar da rua, da inatividade e sentirem-se úteis e elementos participativos na sociedade”.
Os resultados globais desta iniciativa do IEFP, que teve o apoio de entidades públicas e privadas, serão apresentados esta quarta-feira, no Porto, durante o seminário “Vida Ativa ao Serviço das Pessoas Sem Abrigo”.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz