PUB
Recheio 2024 Profissional

Projeto na Maia procura aproximar pais e escola

O projeto “Escola de Pais”, organizado pelo agrupamento de escolas do Câstelo da Maia, visa criar “uma relação mais próxima” entre pais e escola.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O arranque da iniciativa acontece esta noite com uma sessão sob o tema “O triângulo escola – família – sociedade: desafios para o século XXI”, que terá como oradores convidados os antigos ministros da educação Valente de Oliveira e Augusto Santos Silva.
Esta “Escola de Pais” surgiu da “constatação da realidade: há uma clara diferença entre famílias que acompanham a aprendizagem dos seus filhos e aquelas que não acompanham tanto”. “A escola [do Câstelo da Maia] decidiu agir, criando este projeto com o objetivo de criar uma relação contínua, mais próxima, de compreensão mútua entre o papel da escola e o papel da família”, afirmou Hélder Santos, coordenador do projeto.
A iniciativa é gratuita e destina-se aos pais dos cerca de 3.000 alunos do agrupamento de escolas Câstelo da Maia, mas Hélder Santos frisou que gostaria “que outras escolas replicassem este modelo de ação”.
As sessões, “orientadas para a aprendizagem e partilha de experiências práticas e relevantes que ajudem pais e encarregados de educação a lidarem com os problemas diários do processo de ensino/aprendizagem dos seus filhos/educandos”, realizar-se-ão todos os meses deste ano letivo.
Os temas a abordar nas sessões serão diferentes consoante o ciclo de ensino dos alunos e prendem-se com “coisas muito práticas, como o encarregado de educação saber relacionar-se com a escola” e “quais os riscos que os filhos correm na adolescência”, exemplificou Hélder Santos.
“A valorização do papel da escola é o tema chapéu para todos os ciclos de ensino”, sublinhou o coordenador, salientando ainda que a “participação [dos pais] na escola é um contributo muito importante para o êxito dos filhos”.
A segunda sessão desta iniciativa está marcada para o dia 13 de Novembro, e tem como tema “Como posso acompanhar diariamente o processo de ensino/aprendizagem do meu filho/educando na escola?”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile