PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Projeto “Meu Bairro, Minha Rua” chegou ao Quarteirão de António Sérgio

Projeto “Meu Bairro, Minha Rua” chegou ao Quarteirão de António Sérgio

O projeto da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia “Meu Bairro, Minha Rua” acaba de chegar ao Quarteirão de António Sérgio, um espaço considerado por Eduardo Vítor Rodrigues de “uma enorme potencialidade e um enorme futuro”. 

De acordo com o presidente da autarquia, os benefícios decorrem da “heterogeneidade complementar de espaços e infraestruturas: uma escola de referência (Escola António Sérgio), um jardim único (jardim Soares dos Reis), um espaço envolvente que cresceu em torno de uma lógica de urbanização habitacional, mas também com uma componente comercial e de serviços muito forte”. “É um espaço com um enorme potencial do ponto de vista da fruição do espaço público”, apontou, no comunicado divulgado no portal de notícias do município.   

O projeto já ultrapassou a fase de distribuição dos questionários – que registou uma taxa de resposta de 14,1% – e identificou os problemas e desafios. 

No que respeita à apreciação do espaço envolvente à habitação, a Câmara Municipal indica que foram avaliados aspetos como o estacionamento, a iluminação, o estado das passadeiras, os transportes públicos, a segurança, entre outros. Regra geral, todos os elementos foram “classificados como bom”, tendo-se destacado a boa classificação da “recolha de lixo e da oferta de transportes públicos”. 

“Entre as sugestões deixadas pela população, destaca-se a necessidade da manutenção das áreas verdes (41,7%) e de criação de mais áreas verdes (26%)”, indica o município gaiense adiantando que “vai avançar com uma intervenção nesta zona do concelho que permita itinerários mais acessíveis e seguros”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A ação inclui a promoção e valorização da zona pedonal da avenida Nuno Álvares, a colocação de corrimões, a requalificação dos passeios e a melhoria da iluminação pública, detalha. 

A autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues assegura que os espaços verdes “serão melhorados”, procedendo-se, paralelamente, à colocação de mobiliário urbano e à plantação de espécies arbóreas, com abrangência na rua Gonçalo Velho Cabral e na Praça Gil Eanes. “A nível educativo, o projeto terá a básica de Cabo Mor como escola âncora, sendo que serão feitas intervenções de melhoria do recreio deste estabelecimento de ensino e assegurada formação pela metodologia Ubuntu a docentes e educadores”, lê-se na nota divulgada. 

Recorde-se que o “Meu Bairro, Minha Rua”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, que conta com o apoio do Instituto Padre António Vieira (IPAV), através do programa “Ubuntu no Bairro”, arrancou em 2019, de forma experimental, no quarteirão da Biblioteca Municipal.   

O projeto nasceu da vontade de encontrar soluções e garantir que as preocupações da comunidade sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente, levando a Vila Nova de Gaia uma visão de futuro projetada por cada cidadão.   

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil