PUB
Recheio 2024 Profissional

Projeto de universitários do Porto pretende fazer chegar a famílias carenciadas medicamentos gratuitos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Um projeto de alunos universitários para a zona da Vitória, no Porto, garante medicamentos gratuitos a 40 famílias carenciadas e pode chegar às 60 até ao próximo ano, mas a meta é atingir dimensão nacional.

Denominado “Porto com + Saúde”, o projeto foi dinamizado pela Associação “Cura +”, envolvendo 17 alunos do Mestrado Integrado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, que contam com a colaboração de 70 voluntários, oriundos das faculdades de Belas Artes e de Economia.
Teresa Couto, diretora da associação, explicou que a ideia do projeto surgiu quando “uma das fundadoras, a Joana Carvalho, observou na farmácia onde fez o estágio extracurricular que as pessoas pediam fiado ou não tinham acesso aos medicamentos”.
“A recetividade das farmácias foi muito boa, até porque já tínhamos algum ‘feedback’ dos nossos professores na faculdade e de pessoas da área”, disse.
Um protocolo com o Centro Social da Nossa Senhora da Vitória, que lhes permitiu ter acesso “à lista das pessoas com um rendimento ‘per capita’ inferior a 100 euros/mês e uma rede de voluntários, que estão nas farmácias a sensibilizar as pessoas para que façam os seus donativos, fez o resto”, acrescentou João Rosa, coordenador do projeto de intervenção social.
Criado para intervir numa zona pobre da cidade, o projeto tem registado uma “boa” adesão, congratulou-se a diretora, que sublinhou até dos turistas têm surgido contribuições.
O passo seguinte passa por “parcerias com todas as sete faculdades de farmácia do país”.
A desejada expansão a nível nacional do projeto passa, ao mesmo tempo, por “ter mais voluntários e outras Instituições Particulares de Segurança Social envolvidas”, explicou a responsável.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile