PUB
Recheio 2024 Profissional

Projeto de renovação do Mercado do Bolhão é destaque em Coimbra

Projeto de renovação do Mercado do Bolhão é destaque em Coimbra

O projeto de renovação do Mercado do Bolhão foi escolhido para integrar a exposição “Todos os tempos se cruzarão”, patente até dia 2 de março, na Sala da Cidade, em Coimbra. A mostra está “integrada no ciclo de exposições sobre arquitetura, arte e território”, “Como cuidar de um país”, e apresenta “propostas que atuam contra corrente, numa escala de proximidade, reforçando a identidade dos lugares e a sua capacidade para estruturarem o nosso tempo”.

«O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sublinham como a intervenção no Bolhão procurou “devolver identidade e coerência ao edifício, ao abrir o mercado à cidade e atualizar a sua função numa permanente ponderação entre património material e imaterial, que”, acrescentam, “ditará um novo paradigma nos modelos de intervenção no património”», lê-se no portal de notícias da Câmara Municipal do Porto.

Da autoria do arquiteto Nuno Valentim, este projeto é considerado uma “ação transformadora e atenta aos valores existentes”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As propostas exibidas na exposição “Todos os tempos se cruzarão”, de acordo com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, e segundo cita a mesma fonte, “podem ser catalisadoras para inverter o paradigma unidirecional, promovendo uma alteração no ciclo de esvaziamento e empobrecimento, reivindicando urbanidade e propondo mais ética e estética”.

O ponto alto da iniciativa será no próximo sábado, dia 13 de janeiro, numa conversa e uma visita guiada com os arquitetos e os artistas representados, que proporcionará aos participantes a oportunidade de compreender as inspirações e motivações por trás dos projetos expostos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile